Secretário de Segurança
Marcio Reis

Horário de atendimento da secretaria:
de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Rua Manoel Alves Mendes, s/n
sec.seguranca@itapevi.sp.gov.br
telefone: 4141-0474

A+A-

Guarda Civil Municipal

Criada em 5 de setembro de 1997, sob a Lei Complementar nº 03, a Guarda Civil Municipal (GCM) atua na proteção da população, patrulhamento urbano, desenvolvimento de ações de prevenção à violência e ao crime, ordenamento de tráfego, entre outras atividades.

O efetivo da GCM é composto por agentes capacitados, viaturas e motocicletas, além de bases comunitárias fixas, nos bairros de Amador Bueno e Vila Dr. Cardoso, e móveis situadas na região central.

A unidade de segurança também é composta pelas inspetorias Canil, Escolar, Patrulhamento, Rondas Ostensivas em Motocicletas (ROM), Ambiental e Central de Comunicação e Videomonitoramento (CECOM).

Sede da Guarda Municipal

Base Comunitária da Vila Dr. Cardoso
Endereço: Rua André Cavanha

Base Comunitária de Amador Bueno
Endereço: Praça Paulo França

Canil

A equipe criada em janeiro de 2009 conta com profissionais e cães das raças pastor alemão e rottweiler adestrados, que se concentram nas dependências da Guarda Municipal. O espaço conta com alojamento, administração e sala de instrução, além de espaço para abrigo e adestramento dos cães.

O canil atua na patrulha de ruas e apoio em situações de emergência e participa também de eventos esportivos, bem como nos campos de futebol da cidade. O adestramento de cães e o treinamento dos guardas são realizados com apoio da equipe do Canil da Guarda Municipal de Santana de Parnaíba.

Além disso, os cães da GCM são destaques no Torneio Inter Canis das Guardas Civis Municipais do Brasil desde 2011, conquistando ótimas colocações em provas como ‘Abordagem Policial’ e ‘Faro de Entorpecentes’. O evento é anual e conta com a participação de diversas cidades.

Em caso de emergência, ligue 153 ou 199 - Atendimento 24 horas.

Central de Comunicação e Videomonitoramento (CECOM)

Composto por câmeras de alta tecnologia distribuídas pelas principais ruas da cidade, uma equipe da GCM, Demutran e Defesa Civil operam os equipamentos em conjunto, acompanhando a movimentação em tempo real. O objetivo é reduzir ocorrências como roubos e furtos, além de agilizar o trabalho desempenhado pela corporação quanto ao pronto atendimento.

O investimento é uma parceria entre a Prefeitura e a União, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).

A unidade dispõe de sala de monitoramento com televisores digitais, computadores e radiocomunicadores, sala de reunião com videoconferência e sala de situação – onde as denúncias da população são coletadas e repassadas às patrulhas atuantes nas ruas.

Endereço: Rua Manoel Alves Mendes, 08 – Centro

Guarda Municipal Escolar

Seu principal objetivo é proteger as unidades da rede municipal de ensino, funcionários e alunos.

As equipes da GME realizam rondas diárias em todas as unidades de ensino da rede municipal, como também auxiliam nas travessias escolares em pontos de maior fluxo viário, garantindo a segurança dos alunos.

O trabalho da GCM também é compreendido por meio de ações de prevenção contra o uso de drogas e violência nas ruas.

Endereço: Estrada do Itaqui, 81 – Refúgio dos Pinheiros
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Patrulhamento

O serviço do patrulhamento setorial prevê a atuação de veículos e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) em regiões mapeadas.

A fim de agilizar o atendimento e assegurar a patrulha em Itapevi, a Secretaria de Segurança dividiu a cidade em três setores:

Oeste, que engloba os bairros Vila Gióia/Ambuitá, Amador Bueno/Monte Serrat e Santa Rita;
Leste, que atende pelas regiões da Vila Dr. Cardoso/Jardim Briquet, Jardim São Carlos/Jardim Portela/Nova Itapevi, Centro/Jardim Rosemary/Bela Vista e Parque Suburbano/Cohab;
Centro.

Endereço: Estrada do Itaqui, 81 – Refúgio dos Pinheiros

Guarda Municipal: 153 ou 199 - Atendimento 24 horas.

Patrulha Ambiental

A cidade conta com o reforço da Guarda Civil Municipal (GCM) no patrulhamento e atendimento de ocorrências como queimadas, corte irregular de árvores, maus-tratos a animais domésticos, desmatamento e disposição irregular de resíduos.

As infrações são direcionadas aos órgãos ambientais competentes para autuação sobre os crimes desta natureza.

Em caso de emergência, ligue 153 ou 199 - Atendimento 24 horas.

Rondas Ostensivas em Motocicletas (ROM)

Criada para reforçar o trabalho da Guarda Civil Municipal, a equipe da ROM conta com motocicletas que oferecem mais rapidez no atendimento das ocorrências, notadamente nos momentos em que o trânsito esteja intenso, o que gera um atendimento mais eficiente, principalmente nas ações de socorro.