Secretaria de Desenvolvimento

Trabalhador

Captação de Vagas

Empregador
Para solicitar nosso serviço de intermediação de candidatos (captação de vagas), os seguintes dados devem ser fornecidos por e-mail ou fax (por telefone não será anotado qualquer informação referente à vaga, exceto horários e locais de entrevista, quando alterados):

1. CNPJ da empresa;
  2. Razão Social e Nome Fantasia (quando for o primeiro contato);
  3. Endereço atualizado para entrevista;
  4. Telefone Fixo;
  5. Contato;
  6. Dias e Horários para entrevistas (sendo que não fornecemos currículo e não temos autorização para pedir que os candidatos apenas entreguem currículo);
  7. Cargo a ser contratado;
  8. Experiência com ou sem CTPS;
  9. Faixa Etária;
  10. Escolaridade;
  11. Cursos ou conhecimentos específicos;
  12. Local de Trabalho;
  13. Salário e benefícios;
  14. Vaga efetiva ou temporária;
  15. Horário de Trabalho;
  16. Sexo;

O serviço do PAT é totalmente gratuito. É necessário apenas um contato constante e o retorno das cartas de encaminhamento com assinatura, carimbo e resposta da seleção para lançamentos no sistema e baixa nos requerentes de seguro desemprego. As cartas podem ser encaminhadas ao posto por fax, pessoalmente ou escaneadas por email.
O Posto de atendimento do trabalhador também disponibiliza, se necessário, um espaço para as entrevistas de emprego, bastando que a data de utilização seja previamente agendada.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4143-8888.

Candidato

O PAT é um centro de apoio ao trabalhador com prestação de atividades básicas, como Seguro desemprego, Carteira Profissional, Banco do Povo (Empréstimo para comerciantes locais), Jovem Cidadão (estágio para estudantes) e intermediação de mão-de-obra.
O Posto atende pessoas que estejam fora do mercado de trabalho ou que desejem o primeiro emprego. O atendimento é de 2ª à 6ª feira a partir das 08h com entrega de senhas. O candidato deve estar munido de CTPS, RG, CPF e Comprovante com número de PIS/PASEP/NIT ou NIS, todos os documentos originais. Os atendentes irão fazer o cadastro e verificar no mesmo dia se existem vagas disponíveis para o candidato dentro do seu perfil profissional.
E foi disponibilizado aos candidatos o acesso ao sistema de qualquer computador através do site maisemprego.mte.gov.br, o login é o PIS/PASEP/NIT ou NIS, o candidato preencherá suas informações pessoais e criará uma senha no final do cadastro que permitirá seu acesso sempre que desejar verificar as vagas disponíveis.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4143-8888.

Seguro-desemprego

Pré-Requisitos:
01 – O solicitante deve ser o próprio trabalhador desempregado, de qualquer lugar do Brasil.
02 – Ter recebido, pelo menos, 6 salários consecutivos, não necessariamente na mesma empresa, antes da data da demissão.
03 –  Para cidadãos que já solicitaram o Seguro-Desemprego em ocasiões anteriores e receberam todas as parcelas aguardar 16 meses (contados entre as datas da penúltima e da última demissão) para solicitar este benefício.
04 – Solicitar no período de 7 a 120 dias corridos a partir da data da demissão registrada na arCteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou do acordo judicial.
05 – Ter sido demitido sem justa causa ou por dispensa indireta. Dispensa indireta: a) Extinção ou falência da empresa; b) Ordem judicial.
06 – Ter sido admitido no último emprego por contrato por prazo indeterminado
07 – Não receber benefícios do INSS Exceção para Auxílio-acidente e Pensão por Morte.
08 – Não possuir renda própria de qualquer natureza
09 – Os documentos não devem conter nenhuma deterioração que impeça a avaliação da autenticidade e identificação do cidadão, tais como: rasuras, aberturas, replastificações, fotografia danificada ou antiga.

Documentos:
01 – RG – original Pode ser substituído por:
a) Protocolo de solicitação do RG, se apresentado com a Certidão de Nascimento ou Casamento;
b) Passaporte;
c) Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia, DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE;
d) Carteira de Identificação de Conselhos de Classe (OAB, CRM, CREA, etc.), DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE;
e)  Para homens: Certificado de Reservista.
02 – Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – original
03 – Comprovante do saque do FGTS ou extrato de PIS ativo;
04 – Requerimento do Seguro-Desemprego - 2 vias originais (verde e marrom), fornecido e preenchido pela empresa.
05 – Cópia dos 3 últimos holeirites ou cópia da última salarial contida na CTPS;
06 – Termo de rescisão de contrato de trabalho – original
a) Deve atestar demissão sem justa causa ou por ordem judicial; b) Código de afastamento deve ser 01 ou 02;
07 – Termo de audiência - cópia simples
a) Em caso de demissão por ordem judicial: Pode ser substituído pelo Acordo Judicial ou pela Sentença Arbitral.
08 – Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – original
a) Do solicitante; b) Pode ser substituído por RG que contenha o número do CPF, pela CNH (modelo com foto e número do CPF) ou por impresso emitido pela Receita Federal via Internet.
O sistema utilizado para o Seguro Desemprego é o Mais Emprego implantado em São Paulo no mês de agosto. Este sistema veio para aprimorar a necessidade de auxiliar o requerente a se reempregar e  cumprir devidamente todas as normas do seguro desemprego. O cadastro de emprego será realizado  e o encaminhamento para entrevistas compatíveis com o último cargo exercido e a última remuneração recebida no emprego anterior. A regra permanece por todo o período do seguro e sempre que encaminhado o requerente deve retornar ao posto com a carta assinada e carimbada pelo  empregador. Informações adicionais são fornecidas durante o requerimento do seguro desemprego.

Esclarecimentos no telefone 4143-8888.