Prefeitura assina convênio para instalação do Bom Prato em Itapevi

08/02/2018

Agora é oficial. A Prefeitura assinou, nesta quinta-feira (8), convênio com o Governo do Estado que autoriza a instalação de uma unidade do restaurante Bom Prato, em Itapevi. A assinatura aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

A instalação do restaurante que oferece almoço a R$ 1,00 e café da manhã a R$ 0,50 será bancada em parceria com o município. A Prefeitura vai ceder o espaço, em boa localização, com acessibilidade e amplo espaço para atendimento e o Estado ficará responsável pela implantação do programa.

A expectativa é que a unidade seja instalada em Itapevi já no segundo semestre deste ano e tenha capacidade para oferecer até 1.300 refeições diárias, entre almoço e café da manhã.

Sobre o Bom Prato

Criado há 17 anos, a rede de restaurantes populares oferta alimentação balanceada e de qualidade (almoço e café da manhã) com foco na população e baixa renda, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No Estado de São Paulo, o Bom Prato é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e atende diariamente 86 mil refeições. Desde a inauguração em 2000, já serviu mais de 190 milhões de refeições e investiu mais de R$ 530 milhões no programa. Além disso, serviu 300 mil toneladas de alimentos e 200 milhões de frutas.

Há 52 unidades em funcionamento, sendo 22 localizadas na Capital, 09 na Grande São Paulo, 06 no litoral e 15 no interior. O almoço tem custo de R$ 1,00. A alimentação é balanceada com 1.200 calorias, composta por arroz, feijão, salada, legumes, um tipo de carne, farinha de mandioca, pãozinho, suco e sobremesa (geralmente uma fruta da época).

No café da manhã é oferecido leite com café, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação. A refeição, de 400 calorias em média, custa R$ 0,50 ao usuário. Em setembro de 2011, o café da manhã foi implantado em todos os restaurantes. Crianças até seis anos têm a refeição gratuita.