Prefeitura realiza Dia de Conscientização contra o HIV/AIDS na Praça 18 de Fevereiro

02/02/2018

Prefeitura promove ação preventiva contra a Aids

Serviços de Saúde e programação cultural serão todos gratuitos e abertos ao público

A Prefeitura vai aproveitar a chegada do Carnaval para promover o Dia de Conscientização contra o HIV/Aids, que será realizado na próxima sexta-feira (9) na Praça 18, no Centro. No local, servidores públicos irão distribuir kits com materiais informativos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os testes rápidos e gratuitos para detecção do vírus HIV e da sífilis podem ser feitos na UBS do Jardim Rainha pelo SAE (Serviço de Atendimento de Especialidades).

A programação começa às 13h e inclui atividades recreativas para atrair público. A primeira delas será a aula de zumba, às 13h30, com apresentação da cantora Anitta cover na sequência, às 14h30. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Bem-Estar e o Departamento de Cultura do município.

O vírus HIV é contraído pelo contato com sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver o contágio, a secreção precisa penetrar no organismo de outra. Isto acontece por meio da relação sexual (heterossexual ou homossexual), ao se compartilhar seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes infectados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão vertical da mãe infectada para o feto durante a gestação ou o trabalho de parto e durante a amamentação.

O uso de preservativos nas relações sexuais é a melhor maneira de se prevenir da doença. Em Itapevi, é possível conseguir camisinhas gratuitamente nas unidades de saúde do município.

Segundo informações do Ministério da Saúde, os principais sintomas da AIDS são febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges nos casos graves. Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas.

No período crônico, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no esôfago e no intestino. Os estudos apontam que cerca de 70% dos portadores permanece de duas a três décadas na chamada forma assintomática (sem perceber os sintomas) ou indeterminada da doença.

De acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, de 2007 até junho de 2017 foram notificados 194.217 casos de infecção pelo HIV no Brasil, sendo 96.439 (49,7%) na região Sudeste, 40.275 (20,7%) na região Sul, 30.297 (15,6%) na região Nordeste, 14.275 (7,4%) na região Norte e 12.931 (6,7%) na região Centro-Oeste.