Defesa Civil de Itapevi ganha novas viaturas e equipamentos

01/02/2018

Prefeitura entrega equipamentos à Defesa Civil, novos carros e certificados aos agentes

Materiais irão garantir melhor atendimento à população em caso de emergências

A Defesa Civil de Itapevi ganhou novos equipamentos para a realização dos atendimentos cotidianos e de emergência à população. O destaque foram dois novos veículos: uma Saveiro adaptada para realizar os trabalhos de captura de animais de pequeno porte e fiscalização, e uma Amarok adaptada para salvamentos em área de enchentes e alagamentos. Além deles, a instituição ganhou também dois botes de salvamento.  A cerimônia de entrega aconteceu no Paço Municipal nesta quinta-feira (1).

A Prefeitura investiu cerca de R$ 167 mil nos equipamentos. São investimentos planejados desde o ano passado com o objetivo de reduzir as enchentes e combater alagamentos na cidade. A Prefeitura investe na construção do Piscinão do Jardim Vitápolis e iniciará futuramente as obras no piscinão do Parque Suburbano para reduzir ainda mais os problemas em períodos de chuvas.

Além dos novos equipamentos, o prefeito entregou certificados de qualificação profissional para 14 agentes de proteção da Defesa Civil. Eles receberam orientações sobre primeiros socorros, brigadista, operação estiagem e operação verão.  A equipe irá atuar apenas em casos de urgência e emergência no município.

Para o secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, Kleber Maruxo, o desafio no momento é buscar economizar os gastos aos cofres públicos prestando serviços com eficiência. “Nosso objetivo é encontrar soluções com uma gestão moderna e antenada às necessidades da população. Entregar os equipamentos, certificados e veículos é valorizar aqueles que estão nas ruas cuidando do povo”, disse.

A lista completa de equipamentos entregues incluiu também cinco motosserras, um gerador de energia, 50 cones, 100 rolos de fita de interdição com 100 metros cada, 10 enxadões, 10 machados, cinco foices, uma esmerilhadora, 30 conjuntos completos de fardamento para os agentes da Defesa Civil, quatro jogos de uniformes para motociclistas, seis coletes salva-vidas, seis uniformes apicultores, quatro uniformes de saneamento básico para entrada em galerias pluviais, 40 pares de botas de borracha, 40 pares de botas 7 léguas, cinco botas 7/8, 28 pares de botas bpm (patrulhamento) e quatro botas de motocicletas.

O evento contou ainda com a presença de secretários municipais, vereadores, do vice-prefeito, Marcos Godoy (Teco), e da deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP), além de servidores municipais.

Sobre a Defesa Civil

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Itapevi foi instituída pela lei municipal 932/89, com a missão de promover, coordenar, e supervisionar as ações de resultados desastrosos ou prejudiciais à cidade e à população, decorrentes de situações de emergências ou de estado de calamidade pública.

Em 2017, a corporação atendeu 1.525 ocorrências, sendo elas: vistorias de edificações e moradias em risco; alagamento, enchente e escorregamento; interdição e desinterdição de imóveis; vistoria de órgãos públicos e relatórios de medidas de prevenção e combate a incêndio; poda preventiva de árvores em passeios públicos; mapeamento e fiscalização de área de risco; captura de animais de pequeno porte; atendimento diversos aos munícipes e apoio aos órgãos públicos estadual e municipal.