Itapevi aumenta em 32,5% atendimento domiciliar de saúde em 2017

11/01/2018

Programa Melhor em Casa atende pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção

Em 2017, a Prefeitura de Itapevi ampliou em 32,5% o atendimento do Melhor em Casa, programa de saúde que realiza atendimento domiciliar a idosos acamados e pacientes que necessitam de cuidados médicos regulares, com dificuldades de locomoção.

Até 2016, o programa atendia 301 pacientes. As visitas eram realizadas por um médico e um enfermeiro. Em 2017, a Prefeitura ampliou as equipes e agora o programa possui equipes multiprofissionais, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Com a ampliação dos serviços, o número de pacientes atendidos chegou a 399 em 2017, o que representou um aumento de 32,5% na oferta.

Atualmente, o programa conta com 323 pacientes, que recebem regularmente atendimento de saúde em domicílio e todo o suporte necessário da equipe multiprofissional, o que inclui consulta médica, troca de curativos, coleta de exames, colocação e retirada de sondas, além de terapias com fonoaudiólogos e fisioterapeutas quando necessário e atendimento social.

Em sua maioria fazem parte do programa pacientes com diagnóstico de AVC (Acidente Vascular Cerebral), sequelas de acidentes, paralisia cerebral, ou enfermos que necessitam de cuidados paliativos como neoplasias e doenças degenerativas senis.  Em média, as equipes do programa realizam, por mês, cerca de mil atendimentos.

“Esse número varia ao longo do ano, já que algumas enfermidades necessitam de acompanhamento diário e outras, atendimento semanal. Muitos pacientes também recebem alta e outros, que estão em estado terminal, infelizmente falecem”, explica a médica Mariângela Romeiro de Andrade, coordenadora do programa.

“Nosso objetivo é atender estas pessoas de maneira humanizada para prevenir novas complicações e evitar ao máximo as internações hospitalares, garantindo mais conforto e segurança ao enfermo, especialmente, o conforto emocional, já que o convívio familiar é muito importante para o paciente”, completa a médica.

Como funciona o serviço

Os pacientes crônicos e acamados são avaliados por equipes médicas nas unidades de saúde e direcionados ao programa. A partir daí eles fazem parte das escalas de atendimento, de acordo com a complexidade de cada caso. Os serviços são oferecidos de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, em todo município.