Itapevi intensifica Plano de Combate às Enchentes para 2018

02/01/2018

Itapevi investe no Plano de Combate às Enchentes

Medidas preventivas começaram ainda nos primeiros dias da nova gestão, no ano passado

Em 2018, a Prefeitura irá intensificar o Plano de Combate às Enchentes em Itapevi. Iniciados nesta semana, os trabalhos se estenderão por todo o período de chuvas, que deve ocorrer até meados de março.

Nesta terça-feira (2), equipes realizam a limpeza do córrego Paim, na região central da cidade, e no rio São João, no trecho que inicia no Jardim Portela até o Jardim Sorocabano. Os trabalhos estão sendo realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos e contam, em média, com 10 homens operando duas escavadeiras hidráulicas e seis caminhões basculantes na remoção de entulhos e dejetos.

“Realizamos os trabalhos de forma mais intensa no período menos chuvoso, na baixa precipitação, por volta de agosto, pois acessamos os canais e não colocamos equipes e equipamentos em risco", explica Ramon Medrano, secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Itapevi. "Todo este trabalho foi iniciado em 2017", diz. De acordo com a pasta, em 2017 foram retiradas mais de 3 mil toneladas de resíduos dos rios e córregos do município.

Retorno da limpeza às áreas críticas

Em março de 2017, a Prefeitura também já havia limpado o córrego Paim com o objetivo de reduzir os danos provocados pelas chuvas. Na ocasião, mais de 370 toneladas de entulhos foram retiradas do córrego e das margens. O córrego Itaparica, no Jardim São Luís, bairro vizinho ao município de Jandira, passou por limpezas no mesmo período. Foram diversas ações de reforço do trabalho de limpeza e desassoreamento em diversos córregos e rios da cidade que seguem neste ano de 2018.

Ao longo de todo ano de 2017, a Prefeitura também realizou mutirões de limpeza pública com o objetivo de cuidar da zeladoria do município. Foram serviços de roçagem, retirada de entulho, desobstrução de bueiros e bocas de lobo, além da limpeza de vielas, calçadas e a recuperação de estradas de terra, parte dos programas Cidade Bela e Cidade Bela no Seu Bairro. Além disso, foram instaladas caçambas em diversos pontos da cidade para facilitar o descarte de entulho e resíduos sólidos.

Multa para descarte irregular de entulho

Além de sujar a cidade, o descarte irregular entope bueiros e bocas de lobo, facilitando a ocorrência de alagamentos e a proliferação de pragas e doenças. Para enfrentar o problema, a Prefeitura mais que dobrou, em maio de 2017, a multa aplicada a quem for flagrado jogando entulho nas ruas do município: agora, o valor máximo passou de R$ 5.580,00 para R$ 14.880,00, alta de 166%. Ao aumentar o valor da multa, a Prefeitura espera inibir a prática, deixando a cidade mais limpa e evitando que Itapevi sofra com enchentes e alagamentos.

Como denunciar?

Para denunciar casos de irregularidade no descarte de entulho, o cidadão pode entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a Secretaria de Receita (Avenida Presidente Vargas, 405 - Vila Nova Itapevi) pelo telefone 4143-7500 (Ramal 7528 ou 7619).

A GCM, que apoia as ações da Receita, atende 24 horas por dia no telefone 199.

Piscinões para evitar alagamentos

Pensando também em prevenir a cidade contra as enchentes, está em andamento as obras do piscinão do Vitápolis. O reservatório receberá águas do rio Barueri-Mirim e ajudará a escoar as águas que causam enchentes e alagamentos na região.  Com investimentos da Prefeitura e do Governo Federal por meio do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento), as obras estão orçadas em R$ 15 milhões.

Após concluídas as obras do Piscinão do Vitápolis, os esforços serão direcionados para o Piscinão do Suburbano. O objetivo é que assim que passar o período de chuvas do início deste ano, iniciem-se as obras do Piscinão do Suburbano, que diminuirá ainda mais os efeitos das fortes chuvas no município.