Itapevienses já podem utilizar viaduto que liga Vitápolis ao Cardoso

27/12/2017

Equipamento foi inaugurado nesta quarta (27) e faz ligação por cima da linha da CPTM; Itapevi será beneficiada em breve com ETEC e Bom Prato

O Viaduto Ameríndia, que liga os bairros do Cardoso ao Vitápolis passando sobre a linha de trem da CPTM, foi entregue à população de Itapevi nesta quarta (27).

A cerimônia de inauguração teve a presença do vice-prefeito Marcos Godoy, o Teco, representando o prefeito Igor Soares, do deputado estadual João Caramez e do governador Geraldo Alckmin.

O equipamento, que inclui uma passagem para pedestres e ciclistas, custou R$ 17,8 milhões ao Governo do Estado de São Paulo. As obras integram o trecho Itapevi-Jandira do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo (Oeste) e foram realizadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A.) e pela construtora Enpavi.

O Viaduto Ameríndia tem 330 metros de extensão e 16 metros de largura. Ele foi construído em estrutura de concreto pré-moldado sobre a linha férrea, próxima à Estação Engenheiro Cardoso da linha 8 da CPTM.

Representando o pefeito Igor Soares, o vice Teco aproveitou para reforçar a reivindicação para que o município tenha um Bom Prato e uma ETEC (Escola Técnica Estadual). Alckmin se comprometeu a atender as duas demandas.

Nova passarela para pedestres

Além do viaduto, uma nova passarela está sendo construída entre as ruas Atlanta e Rosângela Maria Lima, com rampas e escadas. Ela substituirá a passagem de pedestres que existe hoje no trecho, proporcionando mais degurança para quem circula a pé pela região e tornando desnecessária a interrupção do tráfego para circulação dos trens.

O equipamento. que atenderá as exigências de acessibilidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, deve ser entregue também em março de 2018.