Prefeitura de Itapevi fará campanha de vacinação contra febre amarela

29/11/2017

Itapevi intensifica campanha de vacinação contra febre amarela

Ação começa nesta quarta (29) e vai até 29 de dezembro

Mesmo sem nenhum caso da doença registrado na cidade, a Prefeitura decidiu iniciar nesta quarta-feira (29) uma campanha preventiva de vacinação contra a febre amarela em Itapevi. O objetivo é vacinar toda a população acima de 9 meses de idade. A ação deve terminar no dia 29 de dezembro. Quem já tomou a vacina não precisa se imunizar novamente.

Durante a campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município farão a aplicação da vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Também haverá atendimento estendido, os chamados "Dias D”, nos dias 2, 3 e 9 de dezembro, quando as vacinas serão aplicadas das 8h às 17h.

Tanto em 2017 como no ano passado, Itapevi não registrou casos de febre amarela - o que coloca o município fora da área de risco. "Não há problemas em nossa cidade. A população pode ficar tranquila", diz Cassius Oliveira, responsável pela Vigilância Epidemiológica no município, Cassius Oliveira.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para obter informações sobre a doença e a campanha de vacinação.

Além de Itapevi, os municípios de Cotia, Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Osasco, Vargem Grande e Jandira também iniciarão campanhas preventivas de vacinação contra a febre amarela. “É uma forma de coordenada de evitar casos na região Oeste”, explica Amanda Almeida, responsável pelo programa de imunização de Itapevi.

Sobre a doença

A febre amarela é uma doença de caráter infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos - como o Aedes Aegypti - em áreas urbanas ou silvestres. Os primeiros sintomas surgem de forma repentina, e incluem febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça e muscular, náuseas e vômitos por aproximadamente três dias. A doença não pode ser transmitida diretamente entre seres humanos.

Para se prevenir, é preciso evitar a disseminação dos mosquitos, que costumam ficar na água e proliferar-se dentro de casas e adjacências. Recipientes como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa tornam-se ambientes ideais para que a fêmea do do Aedes ponha seus ovos, local onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se, multiplicarão a quantidade de mosquitos.

Por isso, é importante evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Além disso, recomenda-se usar repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.