Após ações da Prefeitura, Itapevi apresenta redução de 43% mortes no trânsito

28/11/2017

Itapevi reduz mortes no trânsito de janeiro a outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2016

Comparativo do sistema Infosiga considera os meses de janeiro a outubro de 2016 e 2017

Ao longo deste ano, a Prefeitura de Itapevi tem investido em diversas frentes com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes causados no trânsito. Os resultados de ações de conscientização já podem ser vistos na queda dos números de óbitos em decorrência de acidentes de trânsito: foram nove em 2017, contra 16 no ano passado, uma redução 43,75% no número de mortes.

A estatística considera os meses de janeiro a outubro dos anos de 2016 e 2017. “O resultado certamente é influenciado pelo trabalho positivo e eficiente que tem sido desenvolvido pelo município”, afirma Kleber Maruxo, secretário de Segurança, Trânsito e Transportes.  Em outubro deste ano, a cidade não registrou mortes no trânsito, segundo dados do InfoSiga. No ano passado, uma morte havia sido registrada pelo sistema estadual.

As informações são do Infosiga, sistema do que reúne informações de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo administrado pelo governo estadual por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito/Detran SP. A Prefeitura e o movimento mantém uma parceria com o objetivo de reduzir os acidentes e salvar vidas no trânsito do município.

Itapevi registrou 19 mortes no trânsito em 2016, sendo nove de pedestres, cinco motociclistas, três automóveis e uma vítima não especificada. Destas, 12 mortes foram registradas entre os meses de janeiro a agosto do ano passado, três a mais do que no mesmo período deste ano, com 9 mortes - uma redução de 25%.

No Brasil, as mortes em acidentes trânsito representam a terceira causa no Brasil e a primeira entre os jovens. No ano passado, foram registradas 13 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes. A meta é reduzir para 8,7 até 2020. O índice de homicídios é de 8,7 para cada 100 mil habitantes.

Trânsito mais seguro

O bom resultado na queda dos índices de morte no trânsito é fruto das políticas públicas desenvolvidas na área. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura renovou a parceria com o Instituto CCR para desenvolver o programa Caminhos da Cidadania, que insere conteúdos sobre trânsito, meio ambiente e cidadania na matriz curricular de estudantes da rede municipal de ensino.

O programa acolhe 7.191 estudantes da rede. Destes, 3.558 alunos são do 4° ano, e 3.633 alunos do 5° ano.  Desde que foi implementada na cidade, em 2007, a iniciativa atendeu 59,8 mil crianças dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede pública.

No mês de maio, a Prefeitura lançou a campanha “Ser Legal no Trânsito Não Faz Mal”. A iniciativa integrou o Maio Amarelo, ação internacional de alerta para o alto índice de mortes e feridos ao dirigir. O intuito da ação foi aumentar a consciência da população sobre a prevenção e a redução de acidentes de trânsito.

Em setembro, Itapevi participou da integração da Semana Nacional do Trânsito com foco no combate ao uso do celular ao volante. Equipes de trânsito distribuíram panfletos, guarda-lixos e corta-pipas para colocação em motocicletas. Também foram instaladas faixas informativas em toda a cidade. Além disso, houve distribuição de material didático e palestras de conscientização nas escolas do município.

Mais investimentos e segurança no trânsito

Em março deste ano, a Prefeitura assinou um protocolo de intenções com o Governo do Estado de São Paulo para reduzir número de acidentes e óbitos no trânsito de Itapevi. A assinatura aconteceu em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

Em outubro, a Prefeitura conquistou R$ 937.211,45 em recursos do Governo do Estado de São Paulo para obras viárias em Itapevi. O montante foi adquirido após assinatura de convênio com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). O ato também aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, e tem como objetivo reduzir o número de acidentes e óbitos no trânsito de Itapevi.

Na ocasião, as obras serão realizadas no acesso da rotatória da Cohab, nos acessos à Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva e Avenida Pedro Paulino e na pista de skate. A Prefeitura irá licitar uma empresa para tocar as intervenções. Como contrapartida ao repasse estadual, a administração municipal promoverá ações de educação de trânsito na região das obras no valor de R$ 15 mil.

A Prefeitura já havia anunciado 1,5 milhão recebidos pelo Governo do Estado. Agora são 2,5 milhões para a cidade. Isso porque a administração conseguiu, na última sexta-feira (24), a liberação dos recursos do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento) viabilizada com a assinatura do contrato por Itapevi. Os recursos serão utilizados para revitalizar o Centro e aprofundar as intervenções do programa Cidade Bela em Itapevi.