NOTÍCIAS

Unidade Móvel Odontológica de Itapevi já atendeu mais de 15 mil crianças

07/11/2017

Itapevi oferece atendimento para mais de 15 mil estudantes da rede

Iniciativa da Prefeitura começou a funcionar em junho  

O Sorriso - Unidade Móvel Odontológica na Escola completou na última semana de outubro 15.800 atendimentos a crianças matriculadas em 47 escolas da rede municipal de ensino. Meta é concluir atender as demais unidades ainda neste ano. O serviço inédito na cidade foi criado em junho pela Prefeitura e é realizado pela Coordenação de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde e Bem Estar.

O coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura, Ricardo Vick, garante que até o final do ano o veículo atenderá todas as escolas da rede municipal.

A iniciativa oferece escovação supervisionada e orientação para crianças e pais. Há doação de kits de higiene oral (escova nova, creme dental e sabonete) em parceria com a empresa Colgate. Na Unidade, o público recebe atendimentos básicos incluindo limpeza, curativos em pequenas cáries, e orientação de higiene oral.

Os casos mais complexos de avaliação clínica e diagnóstico bucal são direcionados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para acompanhamento. Entre o período de triagem médica até o encaminhamento da Unidade Móvel para as UBSs, este processo costuma levar de 30 a 45 dias.

“Antigamente, a criança demorava de seis a nove meses para receber atendimento odontológico pela UBS e muitas vezes corria o risco de passar pela extração de um dente definitivo. Agora, com os encaminhamentos pelo programa, tudo é muito mais rápido por conta do atendimento inicial e da triagem”, comenta Vick.

Os trabalhos das equipes de saúde bucal contam com a presença de dentista, auxiliar, profissionais de enfermagem e em alguns casos nutricionistas para auxiliar na cobertura de saúde.

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, de acordo com uma programação estabelecida pela coordenação de Saúde Bucal.

Eduarda Nunes, 5, filha de Edvânia Nunes Pereira, 36, ajudante de cozinha e moradora do Jardim Alabama, tinha cáries em quatro dentes e durante dois meses chorava de dores em casa e na escola. “É a pior coisa do mundo para uma mãe ver a sua filha sofrer sem conseguir fazer algo e vê-la viver somente sob efeito de analgésicos”, disse. “Quando a Unidade Móvel esteve na escola dela, em uma semana tudo foi resolvido e o tratamento segue muito bem com todo o carinho, atenção e acolhimento dos dentistas”, emendou.

“Meu dente doía demais e eu dormia pouco. Quando eu acordava sentia muitas dores”, resumiu Eduarda. “A dentista cuidou dos meus dentinhos e já posso comer até melhor”, completou.

Para a coordenadora pedagógica do Cemeb Alice Celestino, Elisabete Aparecida Santucci, unidade onde Eduarda estuda, o serviço é diferenciado e de muita qualidade. “As crianças agora sabem muito mais sobre os cuidados com os dentes e informam seus pais depois de terem assistido às palestras com os dentistas. Com o agendamento mais rápido dos casos mais graves nas Unidades Básicas de Saúde, as crianças também faltam menos, o tratamento melhora a autoestima delas e proporciona mais qualidade de vida”, argumentou.

Atendimento ampliado no recesso escolar

Em julho deste ano, no período de recesso escolar, a Unidade Móvel Odontológica fez uma palestra sobre orientação sobre higiene oral, cuidados com prótese e câncer bucal para 86 idosos do Centro de Convivência do Idoso, no Bairro dos Abreus. Além da palestra, o Sorriso também realizou a avaliação odontológica dos idosos que frequentam a entidade.

No mesmo mês, a equipe do Sorriso fez a avaliação odontológica de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social na Casa Porto Seguro, no Jardim Itacolomi, e na Casa da Graça, no Jardim Portela.

No mês seguinte, em agosto, 98 crianças especiais que estudam na Cemeb Romeu Manfrinato, no Centro, também receberam atendimento odontológico.

 


Prefeitura Municipal de Itapevi
Todos os direitos reservados - 2014®
Fone: [11] 4143 7500

Av. Pres. Vargas, 405 - Vila Nova Itapevi/SP - CEP: 06694-000
Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 08 às 17h