Unidade Móvel Odontológica de Itapevi já atendeu mais de 15 mil crianças

07/11/2017

Itapevi oferece atendimento para mais de 15 mil estudantes da rede

Iniciativa da Prefeitura começou a funcionar em junho

O Sorriso - Unidade Móvel Odontológica na Escola completou na última semana de outubro 15.800 atendimentos a crianças matriculadas em 47 escolas da rede municipal de ensino. Meta é concluir atender as demais unidades ainda neste ano. O serviço inédito na cidade foi criado em junho pela Prefeitura e é realizado pela Coordenação de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde e Bem Estar.

O coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura, Ricardo Vick, garante que até o final do ano o veículo atenderá todas as escolas da rede municipal.

A iniciativa oferece escovação supervisionada e orientação para crianças e pais. Há doação de kits de higiene oral (escova nova, creme dental e sabonete) em parceria com a empresa Colgate. Na Unidade, o público recebe atendimentos básicos incluindo limpeza, curativos em pequenas cáries, e orientação de higiene oral.

Os casos mais complexos de avaliação clínica e diagnóstico bucal são direcionados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para acompanhamento. Entre o período de triagem médica até o encaminhamento da Unidade Móvel para as UBSs, este processo costuma levar de 30 a 45 dias.

“Antigamente, a criança demorava de seis a nove meses para receber atendimento odontológico pela UBS e muitas vezes corria o risco de passar pela extração de um dente definitivo. Agora, com os encaminhamentos pelo programa, tudo é muito mais rápido por conta do atendimento inicial e da triagem”, comenta Vick.

Os trabalhos das equipes de saúde bucal contam com a presença de dentista, auxiliar, profissionais de enfermagem e em alguns casos nutricionistas para auxiliar na cobertura de saúde.

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, de acordo com uma programação estabelecida pela coordenação de Saúde Bucal.

Eduarda Nunes, 5, filha de Edvânia Nunes Pereira, 36, ajudante de cozinha e moradora do Jardim Alabama, tinha cáries em quatro dentes e durante dois meses chorava de dores em casa e na escola. “É a pior coisa do mundo para uma mãe ver a sua filha sofrer sem conseguir fazer algo e vê-la viver somente sob efeito de analgésicos”, disse. “Quando a Unidade Móvel esteve na escola dela, em uma semana tudo foi resolvido e o tratamento segue muito bem com todo o carinho, atenção e acolhimento dos dentistas”, emendou.

“Meu dente doía demais e eu dormia pouco. Quando eu acordava sentia muitas dores”, resumiu Eduarda. “A dentista cuidou dos meus dentinhos e já posso comer até melhor”, completou.

Para a coordenadora pedagógica do Cemeb Alice Celestino, Elisabete Aparecida Santucci, unidade onde Eduarda estuda, o serviço é diferenciado e de muita qualidade. “As crianças agora sabem muito mais sobre os cuidados com os dentes e informam seus pais depois de terem assistido às palestras com os dentistas. Com o agendamento mais rápido dos casos mais graves nas Unidades Básicas de Saúde, as crianças também faltam menos, o tratamento melhora a autoestima delas e proporciona mais qualidade de vida”, argumentou.

Atendimento ampliado no recesso escolar

Em julho deste ano, no período de recesso escolar, a Unidade Móvel Odontológica fez uma palestra sobre orientação sobre higiene oral, cuidados com prótese e câncer bucal para 86 idosos do Centro de Convivência do Idoso, no Bairro dos Abreus. Além da palestra, o Sorriso também realizou a avaliação odontológica dos idosos que frequentam a entidade.

No mesmo mês, a equipe do Sorriso fez a avaliação odontológica de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social na Casa Porto Seguro, no Jardim Itacolomi, e na Casa da Graça, no Jardim Portela.

No mês seguinte, em agosto, 98 crianças especiais que estudam na Cemeb Romeu Manfrinato, no Centro, também receberam atendimento odontológico.