Em Itapevi, combate à Sífilis é permanente

07/11/2017

Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para realizar o diagnóstico da doença e também o tratamento médico necessário

A sífilis é uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) muitas vezes confundida com inúmeras outras e deve ser adequadamente tratada, pois pode trazer sérias complicações para o paciente e, em especial, para gestantes. Por isso, a Prefeitura de Itapevi desenvolve, de forma contínua e permanente, o programa DST/Aids, que funciona em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, como forma de realizar os exames diagnósticos de prevenção e de combate à doença.

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum, que invade o corpo em fases. A doença é transmitida de uma pessoa para outra por meio de relações sexuais sem o uso de preservativos, transfusão de sangue contaminado e durante a gestação e o parto, da mãe infectada para o bebê.

Em Itapevi, os tratamentos para os casos de sífilis são caracterizados como demanda espontânea, isto é, o paciente procura o serviço em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) onde são oferecidos os Testes Rápidos (TR) para a doença. Caso o resultado seja positivo, o médico solicita a coleta da sorologia para sífilis (não troponêmico – testes que detectam anticorpos que podem estar presentes no organismo e sinalizam a presença da doença). Nesta ocasião, o médico prescreve como medicamento o uso da penicilina.

Em caso de pacientes gestantes, a partir do resultado positivo do TR não há a necessidade de coleta de sorologia para sífilis. O médico inicia o tratamento da paciente junto ao parceiro para evitar a transmissão vertical ao feto.

Segundo Cassius de Oliveira, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Itapevi, é fundamental procurar sempre uma unidade de saúde para prevenir-se e tratar-se em relação à doença. “É importante que, em casos de suspeita, o munícipe procure informações e a unidade de saúde mais próxima de sua residência. É uma forma de cuidar de si com responsabilidade e precaução”, comentou.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2016 foram registrados 87.593 mil casos em adultos. Em 2017, a projeção do órgão é de 94.460. Segundo ainda o órgão, já estão garantidas a aquisição de 2,5 milhões de ampolas de penicilina benzatina, para o tratamento da sífilis adquirida em gestantes e 450 mil ampolas da penicilina cristalina para bebês. Segundo governo federal, essa quantidade irá garantir o abastecimento dos remédios nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Brasil até 2019.

Campanha Nacional “Fique Sabendo”

Entre os dias 27 novembro e 1 de dezembro, Itapevi participará da campanha nacional “Fique Sabendo”. Na oportunidade, serão realizados testes rápidos para identificar casos do vírus da imunodeficiência humana (HIV/Aids) e da Sífilis. A iniciativa acontecerá em todas as Unidades de Saúde, das 7h às 16h. As unidades de Amador Bueno, Jardim Vitápolis, e SAE (Serviço de Atendimento de Especialidades) funcionarão em horário estendido, das 7h às 20h.

No sábado, dia 2 de dezembro, as unidades de saúde de Amador Bueno, Jardim Vitápolis, Cohab e SAE abrirão das 8h às 17h para oferta do teste rápido. Neste mesmo dia haverá um posto móvel na Praça 18 de Fevereiro, no Centro, onde também será oferecido o teste rápido para detecção da sífilis e do HIV.

Durante o período da campanha serão disponibilizados ainda informativos sobre as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e preservativos (masculino e feminino).

Sobre a Sífilis

É considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Sintomas da doença

Geralmente surge como uma pequena ferida nos órgãos sexuais, não dói, não coça e não arde. Depois de um tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz e dá a falsa ideia de estar curada. Como a doença não foi devidamente tratada, ela continua a avançar no organismo e reaparece, dessa vez, em casos mais graves, podem aparecer manchas em várias partes do corpo, queda de cabelo, provocar cegueira, doença do coração e paralisias. Em grávidas, causa até aborto e má formação do feto.

Tratamento

Tanto em grávidas quanto em outras pessoas, o tratamento para curar a sífilis é feito, principalmente, por meio de antibióticos com doses variadas, como a penicilina. O tratamento pode durar em média de 7 a 14 dias, dependendo da fase da doença. Em estágios mais graves, o período pode ser indeterminado até a cura definitiva e de acordo com acompanhamento médico.