Prefeitura de Itapevi e Instituto Eurofarma trabalham na formação de 180 professores da rede

30/10/2017

Prefeitura e Eurofarma estimulam formações de professor de educação infantil

Objetivo da ação é sensibilizar docentes para o trabalho lúdico como forma de melhorar o aprendizado e o desenvolvimento infantil

A Prefeitura de Itapevi, em parceria com o Instituto Eurofarma e a empresa La Fabbrica, desenvolveu, nesta segunda-feira (30), mais uma formação pedagógica do projeto Matéria-Prima Itapevi para cerca de 180 professores de educação infantil da rede municipal de ensino. As atividades de oficina aconteceram na Secretaria de Educação e Cultura.

O objetivo da proposta é sensibilizar o educador que atua em diferentes instituições para a importância do brincar na infância. A formação recupera o olhar lúdico do professor e o interesse genuíno pela brincadeira, garantindo a atuação, criatividade, invenção e comprometimento com estes direitos da criança.

“O brincar é parte fundamental para o desenvolvimento infantil, e as escolas têm reconhecido cada vez mais essa necessidade. O benefício é trazer para nossos professores mais formações com a intenção de buscarmos excelência em sala de aula, proporcionando aos nossos alunos maior interação com o professor, construindo e enriquecendo o aprendizado dos alunos”, explicou o supervisor de ensino de Itapevi, Danilo Nunes.

A previsão da Secretaria de Educação e Cultura é de que, neste ano, em torno de 3,6 mil crianças da Educação Infantil (alunos com idade de 3 a 5 anos) sejam beneficiadas com a parceria.

A coordenadora do projeto, Sirley Renata dos Santos explica que a iniciativa acontece na cidade há 10 anos. Os professores recebem uma formação total de 12 horas. Elas aconteceram no dia 19, 23, 30 de outubro e se encerram no dia 6 de novembro. Todos os professores receberam certificados de participação.

A formação permitiu aos professores o contato com textos, filmes, bibliografia, repertório de jogos e brincadeiras, que possibilitarão a atuação junto aos alunos. “O educador exercitará a observação dos aprendizados que envolvem o brincar na infância e verá experiências de escolas que fizeram transformações significativas neste sentido”, explicou Sirley.

Para a professora do pré II, Caroline de França Teixeira, do Cemeb CDHU Residencial das Flores, na Vila Santa Flora, a oportunidade é ótima para a troca de experiência. “Esta atividade é um reforço do aprendizado do professor recebido em tempo de faculdade. São experiências didáticas que trabalham o aspecto lúdico no desenvolvimento das crianças”, comentou.

A colega Irani Domingas Gomes, professora no Cemeb Monteiro Lobato, na Cohab, destaca a importância da iniciativa. “A formação estimula o brincar como forma de estimular o saber e a aprendizagem. É uma ferramenta social de interação entre as crianças e o professor. A oficina é mais uma forma de conhecimento que agrega a bagagem do aprender do docente”, explicou.