Em oito meses, Prefeitura castra 1,6 mil animais em Itapevi

11/09/2017

Procedimento é gratuito; cadastramento para cirurgia deve ser feito na Vila Nova Itapevi

Entre janeiro e agosto deste ano, os veterinários da Prefeitura de Itapevi realizaram 1,6 mil cirurgias de castração de cães e gatos na cidade.

Gratuito, o procedimento é destinado aos animais residentes em Itapevi. Para conseguir o benefício, o dono do pet precisa apenas fazer o cadastro na Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) da Prefeitura.

“A cirurgia de castração do animal é um procedimento simples que pode ser feito em cães e gatos, machos ou fêmeas, com objetivo de evitar crias indesejadas e também para evitar fugas e diminuir a possibilidade de brigas com outros animais”, explica a médica veterinária Cátia Pasanisi, responsável pela DCZ.

Além do controle da população animal, a castração também contribui para aumentar o tempo de vida do animal. Estudos apontam que a ocorrência de tumores nas glândulas mamárias de cadelas castradas é extremamente reduzida; nos cães machos, a castração reduz o desenvolvimento de tumores na próstata e anula o surgimento de tumores nos testículos, uma vez que estes são extraídos durante a cirurgia.

A mudança comportamental também é um fator determinante para o aumento da estimativa de vida dos felinos. O gato castrado fica mais tranquilo e acaba saindo de casa com menos frequência, se expondo menos a situações de risco, como brigas, atropelamentos e maus-tratos dos vizinhos.

Cadastro

Para ter acesso ao procedimento, o dono do animal precisa comparecer pessoalmente à Divisão de Controle de Zoonoses (Avenida Prof. Dimarães Antônio Sandei, 375 – Cidade Saúde), munido de CPF, RG e comprovante de residência atualizado, além de apresentar comprovante de vacinação contra raiva do animal, quando houver. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Vacinação

No mesmo local, funciona o posto permanente de vacinação antirrábica para cães e gatos da cidade. O dono do animal pode levá-lo para ser vacinado contra a raiva gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4773-2785.