NOTÍCIAS

Em um mês, campanha vacinou quase 20 mil pessoas contra a gripe em Itapevi

17/05/2017

Metade da população dos grupos de risco já foi vacinada; ação vai até o dia 26 de maio

Iniciada no dia 17 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, o vírus da gripe, já vacinou 19.316 pessoas em Itapevi. Os dados foram atualizados no último sábado (13).

Esse número representa 49% do grupo de 39.409 pessoas que compõem o público-alvo prioritário da campanha e inclui crianças de até cinco anos e idosos com mais de 60, segundo o Ministério da Saúde. 

No total, a secretaria municipal de Saúde e Bem Estar estima que pelo menos 60 mil pessoas devem ser vacinadas em Itapevi, somando outros grupos prioritários como educadores, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). 

O Ministério da Saúde estabeleceu como meta que 90% de todos os grupos prioritários devem ser vacinados até o dia 26 de maio, final da campanha. Até o último sábado (13), considerado o “Dia D” da mobilização nacional da campanha contra a gripe, 5.643 crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias foram vacinadas.

Também já foram vacinados 2.087 trabalhadores da saúde, 1.270 gestantes, 299 mulheres que deram à luz em menos de 45 dias, 8.124 idosos com mais de 60 anos e 1.893 pacientes com doenças crônicas.

Unidades de Saúde

A vacina contra a gripe está sendo aplicada nas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 7h às 16h, até o dia 26 de maio, de segunda à sexta-feira.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que incluem pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

Já os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) podem se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Também deverão ser vacinados povos indígenas, pessoas privadas de liberdade (o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas) e os funcionários do sistema prisional.

Alergia a ovo

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações. 

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). 

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

 


Prefeitura Municipal de Itapevi
Todos os direitos reservados - 2014®
Fone: [11] 4143 7500

Av. Pres. Vargas, 405 - Vila Nova Itapevi/SP - CEP: 06694-000
Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 08 às 17h