Homem é multado em R$ 3 mil por maus-tratos de animais em Itapevi

Itapevi, Meio Ambiente

Ação é resultado de fiscalização de agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais

Nesta terça-feira (22), um homem foi multado em R$ 3 mil por maus-tratos contra um cavalo de pequeno porte em sua propriedade, na Estrada Elias Alves da Costa, na altura do número 1.800, no Parque Mira Flores. O cavalo foi encontrado “em condições deploráveis, sem abrigo, sem alimentação e sem água”, afirmou o diretor do Departamento de Cuidados e Proteção Animal da Prefeitura, Wander Rodrigues Silva, que acompanhou o caso. O animal foi encontrado após denúncia anônima.

O dono do animal foi enquadrado no artigo 22 da lei municipal 2.574/18, que trata de maus-tratos animais por manter o cavalo sem abrigo, em condição de mau-tempo, tempestade ou em lugares com condições inadequadas ao seu porte e espécie, ocasionando desconforto físico ou mental.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Do Meio Ambiente de Barueri. Lá, o proprietário recebeu a multa e o delegado determinou que o animal seguisse aprendido, sob os cuidados do Canil conveniado à Prefeitura, aguardando ordem judicial para futura liberação. Em caso de reincidência, a multa terá o valor dobrado.

Como denunciar

A Prefeitura criou, em julho do ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, a primeira do tipo em toda a Região Oeste, com o objetivo de desenvolver políticas públicas de bem-estar animal – incluindo a fiscalização de maus-tratos.

Para denunciar casos desse tipo, a população pode acionar o telefone 0800-6006428, da Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo, ou também a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Heloisa Hideko Koba, 21 – Vila Nova Itapevi), pelo número 4205-0862.

As denúncias também podem ser realizadas pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h ás 17h. O e-mail para contato é bemestardoanimal.smada@gmail.com.