História

Emancipação

Parte integrante da cidade de Cotia, o então bairro de Itapevi, cujo nome vem do Tupi Guarani e significa pedra chata e lisa (Ita=pedra e pevi=chata e lisa), começou sua formação por volta de 1850 com a chegada da primeira família os Abreu.

Em 1875 o Imperador Dom Pedro II inaugurava a estação de Cotia, que não passava de um simples rancho com cobertura de sapê.

Por volta de 1912 os Abreu já faziam vizinhança com os Roncagli, os Michelotti os Chiamilera os Belli os Chaluppe os Correia e os Nunes. E foi justamente da família Nunes que saiu o empreendedor político Joaquim Nunes Filho, conhecido por “Nho Quim”, cujos esforços resultaram na elevação do bairro a distrito de Cotia, em 12 de outubro de 1920.

Apesar disso a referência da cidade ainda continuava sob o nome de estação Cotia tirando a possibilidade de identificação própria do local.

Em 1940 chegava em Itapevi o empresário Carlos de Castro que adquiriu de Joaquim Nunes vasta gleba de terra, dando origem ao loteamento do Parque Suburbano e Jardim Bela Vista. Foi a partir daí que se acelerou o desenvolvimento do local.

Com a estação ainda com o nome de Cotia e a própria sede do município chamada de Vila Cotia, criava-se enormes confusões notadamente ao serviço de correios e telegramas para que as correspondências e pessoas localizassem os endereços em Itapevi. Em 1945, Carlos de Castro conseguiu com o então ministro Cardoso João Alberto que a estação tivesse seu nome alterado para Itapevi, com festa para a população.

A partir daí e já dentro de um espírito emancipacionista presente por toda região, integrantes da sociedade da época iniciaram o movimento de autonomia do distrito, fazendo a população se empenhar em massa no processo. Seus idealizadores eram homens como o próprio Carlos de Castro, Américo Christianini, Cezário de Abreu, Bonifácio de Abreu, Rubens Caramez, Raul Leonardo, José dos Santos Novaes e tantos outros.

No plebiscito realizado em 1958, cerca de novecentas pessoas optaram pela emancipação, contra apenas trinta que não desejavam a autonomia. Naquele mesmo ano foi formalizada a lei que criava o município de Itapevi instalado oficialmente só no ano seguinte em 18 de Fevereiro de 1959. Seu primeiro prefeito foi Rubens Caramez.


Prefeitura Municipal de Itapevi
Todos os direitos reservados - 2014®
Fone: [11] 4143 7500
Av. Pres. Vargas, 405 - Vila Nova
Itapevi/SP - CEP: 06694-000