A+A-

Os símbolo de nossa cidade

Brasão e Bandeira

A BANDEIRA

O BRASÃO DE ARMAS

O Brasão de Armas de Itapevi foi instituído pela Lei nº 7, de 20 de maio de 1961, com as seguintes características:

• Escudo português, redondo, partido e cortado, encimado por uma coroa mural, no primeiro campo de sinople (verde) uma chave de prata, em aspa com uma albarda do mesmo metal.
  • No segundo campo de goles (vermelho) uma locomotiva na sua cor natural.
  • No terceiro campo de goles (vermelho) uma engrenagem de ouro.
  • No quarto campo de sinople (verde) um rio de prata. No pé do brasão um listel de goles (vermelho) com a legenda em letras de prata “Labor et Progressum” e mais a palavra “Itapevi” em ouro, ladeada pelas datas 19.10.1920 e 18.2.1959. O SIGNIFICADO O escudo português redondo lembra nossa tradição lusa e o ciclo da colonização do Brasil no quinhentismo.
  • No primeiro campo de sinople (verde) a chave de prata e aa alabarda do mesmo metal evocam São Pedro e São Judas Tadeu, protetores da cidade e de seu povo, dentro do sentimento espiritual e cristão.
  • No segundo campo de goles (vermelho) uma locomotiva, a Baronesa, a primeira que parou na estação para relembrar que Itapevi nasceu de uma estação de estrada de ferro, naquela época, Cotia, e seu progresso se deve, principalmente, à ferrovia.
  • No terceiro campo de goles (vermelho), uma engrenagem de ouro, simbolizando a vida industrial de Itapevi, como fonte da sua riqueza.
  • No quarto campo, de sinople (verde), um rio de prata, o Barueri-Mirim, que atravessa o município com poder vivificante de suas águas. Campos do Brasão (os esmaltes) verde e vermelho.
  • Nos primeiro e quarto campos, de sinople (verde), siginificam a esperança, a abundância e a liberdade.
  • Nos segundo e terceiro campos, de goles (vermelho), significam o valor, a luta, a intrepidez, a ousadia e a fortaleza de ânimo. Metais aplicados (prata e ouro), tem a seguinte significação: a prata significa a pureza, o ideal, a integridade, a eloqüência e a nobreza de empreendimentos; o ouro significa a riqueza, a força, a fé e a constância.