Divulgação / PMI

Integrantes do ProJovem Adolescente encerraram etapa com palestra sobre o mundo do trabalho

04/11/09
ITAPEVI CONCLUI MAIS UM TEMA TRANSVERSAL DO PROJOVEM ADOLESCENTE

Programa é desenvolvido nos quatro CRAS da cidade e alcança mais de 370 jovens

A prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, comemorou a conclusão de mais uma etapa do ProJovem Adolescente, programa desenvolvido com sucesso no município desde 2008 e que alcança atualmente 375 jovens de diferentes bairros da cidade. Uma cerimônia realizada nessa sexta-feira (30) no auditório Professor Darcy Ribeiro, na Secretaria de Educação e Cultura, marcou o encerramento do 3° tema transversal, “Juventude e Trabalho”.

“Fico muito satisfeita em ver que um programa social desta magnitude, criado pelo Governo Federal, é tratado com tanta seriedade em Itapevi. Hoje, após meses de intensa atividade, fechamos mais um ciclo, tendo a certeza de que estamos transformando o futuro destes jovens”, comentou Dra. Ruth.

Durante o evento, os adolescentes puderam participar de uma palestra sobre o mundo do trabalho, ministrada por Roberto Marinho dos Santos, bacharel em Administração e certificado em gerenciamento de projetos pelo Project Manager Institute (PMI), dos Estados Unidos. Ainda fizeram parte da cerimônia apresentações de dança e um grande chá da tarde. “Você deve saber para onde quer ir, planejar o caminho e, então, alcançar suas metas. Quero que um dia cada jovem aqui presente possa olhar para trás e lembrar deste dia como um dia que mudou sua vida, sua história profissional”, afirmou Roberto, que ressaltou a importância de se ter um diferencial para se obter sucesso na carreira.

A fim de parabenizar os adolescentes por mais uma etapa cumprida, prestigiaram a solenidade a secretária de Assistência Social e Cidadania, pasta responsável pelo programa no município, Ruth Gianezzi; o secretário de Educação e Cultura, Edgard José Fiusa; as coordenadoras dos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Eusmize Reis (Maristela), Célia Mazzo, (Cardoso), Ana Mazzo (Amador Bueno) e Maria Angélica Motta (Aurora); e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marcel Kraide.

ProJovem Adolescente
Divididos em 15 coletivos nas quatro unidades do CRAS, os integrantes do ProJovem Adolescente, jovens com idades entre 15 e 17 anos pertencentes às famílias beneficiadas pelo Bolsa Família ou que estejam em situação de risco social, têm a oportunidade de obter contato com temas como a Convivência Social, a Participação Cidadã e o Mundo do Trabalho. Todas as atividades são acompanhadas por psicólogos e técnicos devidamente capacitados. A carga horária total do programa é de 1,2 mil horas, distribuídas em dois ciclos anuais, com mais de 12 horas semanais de atividade para os jovens. Pesquisas, estudos, reflexões e debates sobre temas que fazem parte da vida dos adolescentes são frequentes nos encontros dos grupos e os ajudam a refletir sobre os assuntos tratados.

”Este programa tem sido um privilégio para nosso município. Temos empenhado todos os esforços para que o jovem tenha seu espaço e acesso ao conhecimento, pois isso sempre foi um compromisso da Dra. Ruth Banholzer”, comentou a secretária Ruth Gianezzi.

Depois de quase dois anos de atividades, esse foi o terceiro evento de encerramento de algum tema transversal proposto pelo Governo Federal, já que, nas últimas semanas, a Prefeitura concluiu os temas “Juventude e Meio Ambiente” e “Juventude e Cultura”. Um passeio ao Family Park, previsto para esta sexta-feira (06), marcará o encerramento do tema “Juventude e Esporte”. Até o fim do ano, ainda serão concluídos os temas “Juventude e Saúde” e “Juventude – Direitos Humanos e Sócio-assistenciais”.